Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Fórum

arrow_back

METODOLOGIAS E DESGIN INSTRUCIONAL?

José Roberto da Silva Junior

20/03/2023 20:50:44

Olá  Pessoal,


Já vamos seguindo por aqui! Vou lançar 3 questões para que vocês possam refletir e compartilhar conosco o que pensam sobre.


  1. Como o design instrucional pode ser utilizado para melhorar a efetividade da aprendizagem em ambientes virtuais de ensino?
  2. Qual é o processo de design instrucional e como ele pode ser adaptado para atender às necessidades específicas de cada projeto de aprendizagem?
  3. Como o uso de tecnologias emergentes, como a realidade aumentada e a inteligência artificial, pode ser incorporado ao design instrucional para melhorar a qualidade e a eficácia das soluções de aprendizagem?


O que pensam?

Ingrid Andrade Lima

27/03/2023 08:52:08

Sobre o primeiro questionamento, acredito que contribuindo com a criação de ambientes de aprendizagem otimizados, planejados, com características que correspondem ao próprio ambiente e as pessoas que participam deste. Quanto ao processo do design instrucional (DI) e a adaptação para atender as necessidades de cada projeto, é preciso considerar s e os materiais utilizados são eficazes e atendem aos objetivos propostos, bem como se estes promovem a interatividade dos envolvidos e se são viáveis em relação ao custo-benefício. E sobre a incorporação de tecnologias emergentes ao DI, penso que podem ser utilizadas para melhoria contínua dos processos de aprendizagem, por exemplo, a partir do aprimoramento das habilidades.

Arturo de Pádua Walfrido Jordán

22/03/2023 23:21:13

Na pergunta 1 entendo que por ser uma proposta metodológica de escrita de um currículo baseado em pilares como metas, objetivos de aprendizagem, avaliações formativas e somativas, propostas de ofertas educacionais e ferramentas para esta execução o design cria uma base forte para o processo acontecer.

Na pergunta 2 eu arriscaria adaptar o design de Dick e Carie por considerar um ciclo que dá muito valor a avaliação e autoavaliação de todo o processo mesmo durante sua aplicação, o que vai ajudar a identificar o que está funcionando ou não e como isso gerar a possibilidade de ajustes para continuar ao alcance das metas e objetivos elencados.

Na pergunta 3 penso que as tecnologias vieram para ficar, esse é um primeiro ponto, não seria lógico simplesmente ignorá-las. Têm muita discussão ética no que envolve as inteligências artificias e certamente neste momento de Boom, será muito utilizada de forma talvez "equivocada". Com a normalização e surgimento de ferramentas mais sofisticadas para detecção de desvios éticos isso tenderá a melhorar. Até la, entendo que, para incorporar coerentemente aos designs instrucionais precisamos todos nos debruçar sobre como elas funcionam, para desta forma conseguirmos gerar valor.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade